sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fácies e a Lei de Walther


Em estratigrafia, denomina-se de fácies as rochas com características, quer litológicas, quer paleontológicas, tendo em conta aspectos como a composição química e mineralógica, textura, entre outros, que ajudam a perceber quando e em que condições aquela rocha se formou. Esta designação foi originalmente utilizado pelo geólogo suíço Amanz Gressly em 1838.

Podem-se subdividir em:

- litofácies
- biofácies
- fácies mineralógica
- fácies marinha
- fácies vulcânica
- fácies boreais

Estratos com aspecto diferente entre si resultam de sedimentação em ambientes e alturas diferentes. Daí, distinguem-se as fácies pelo aspecto da rocha, designando-se por litofácies quando o estudo da mesma é baseado nos aspectos petrológicos como o tamanho do grão ou a mineralogia, ou por biofácies quando este estudo é baseado no conteúdo fossilífero. Rochas sedimentares que tenham sido depositadas ao mesmo tempo mas que representem fáceis diferentes pertencem a uma única unidade cronostratigráfica mas podem pertencer a unidades litostratigráficas diferentes.

Segundo a classificação de Weller, podemos agrupar as fácies em 3 tipos:

- Fácies Petrográficas (tipo I) – definem-se com base no seu aspecto ou nas suas características petrográficas.

- Fácies Estratigráficas (tipo II) – definem-se com base na sua litologia.

- Fácies Ambientais (tipo III) - definidas com base no ambiente de génese dos corpos líticos.


Lei de Walther:

A lei de Walther, designada a partir do nome do seu inventor Johannes Walther, diz-nos que as variações verticais das fácies, traduzem uma migração ao longo do tempo de fácies que existiram lateralmente, ou seja, é possível criar uma correlação entre duas zonas “paralelas” com base no seu perfil vertical. Contudo, esta lei apenas é válida em zonas onde não se verifiquem descontinuidades.

Este conceito está bastante bem explicado no vídeo do link abaixo, especialmente na parte final do mesmo, em que se comparam duas sequências verticais do que anteriormente foi uma praia e com a subida do nível do mar se tornou num fundo oceânico.







Fig. 1 - ilustração esquemática da lei de Walther



Referências:



VERA TORRES, J. A. (1994) - Estratigrafia, Principios e Métodos. Ed. Rueda, Madrid

Sem comentários:

Enviar um comentário